- Este evento ha pasado.
Ave Sui America Latina 2018
1 agosto, 2018 - 3 agosto, 2018
Congresso de Zootecnia de Precisão
Sala 01 01 de Agosto de 2018
Profa. Dra. Fabiana Ribeiro Caldara
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: suinocultura, avicultura, bem-estar, qualidade de carne e ambiência. Atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias/ UFGD.
Dra. Leda Gobbo Freitas
Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela
Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP na área de Construções Rurais e Ambiência. Tem
experiência na área de Zootecnia de Precisão e Bem-EstarAnimal. É professora Assistente Doutora
da Universidade Estadual Paulista «Júlio de Mesquita Filho» – Unesp, FCTA/Dracena. Atua no
programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Animal de Ilha Solteira/Dracena-Unesp nas
áreas de Zootecnia e Ambiência de Precisão e Comportamento e Bem-Estar Animal.
Prof. Claudio Angelo Agostinho
Formado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (1981), Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1994). Professor da UNESP – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia desde 1995. Livre docente na FMVZ-Unesp em 2001. Tem experiência em piscicultura e ranicultura, principal área de atuação é alimentação automática e automação do manejo alimentar com controladores lógico programáveis.
Dr. Bruno Carvalho
Sr. Luan Sousa Santos
Zootecnista formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Concluiu o Mestrado no Programa de pós-graduação em Zootecnia (Nutrição e Alimentação Animal) na Universidade Estadual Paulista «Júlio de Mesquita Filho» – FMVZ Campus de Botucatu, conceito 6 (Capes) 2013-2015. Doutorado em andamento pelo Programa de pós-graduação em Zootecnia na Universidade Estadual Paulista «Júlio de Mesquita Filho» – Campus de Jaboticabal, conceito 7 (Capes) aplicando a técnica de nutrição de precisão para suínos em clima tropical sob a orientação do Prof. Dr. Luciano Hauschild. Atualmente realiza parte do Doutorado no centro de pesquisa Agriculture Dairy and Agri-food Canada, Sherbrooke, QC, sob a orientação do Dr. Candido Pomar.
Sr. Rafael F. Santos
Coordenação: Dra. Ibiara C. L. Almeida Paz – Professora Doutora Chefe do Departamento de Produção Animal – Unesp e Dra. Fabiana Ribeiro Caldara – Professora Doutora – Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias – UFGD.
Painel de Saúde Intestinal
Sala 02 01 de Agosto de 2018
Dr. Marcos Macari
Prof. Anderson Cunha – UFSCAR
Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É professor assistente I na Universidade Federal de São Carlos, coordenando o laboratório de Bioquímica e Genética Aplicada (UFSCar), desenvolvendo suas atividades junto ao departamento de Genética e Evolução.Foi vice coordenador do curso de Bacharelado em Biotecnologia entre os anos de 2010 a 2014 e chefe do Departamento de Genética e Evolução de 2014 a 2017. É também pesquisador colaborador junto ao Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve trabalhos na área de expressão gênica relacionadas a doenças eritrocitárias em humanos; identificação de leveduras termotolerantes e etanol resistentes para aplicação na fermentação alcoólica e isolamento e adaptação de leveduras para a produção de bebidas fermentadas. Desenvolve também estudos de análises genômicas e transcriptômicas em cupins com interesse em alvos de combate, genes relacionados ao desenvolvimento e busca de proteínas de interesse biotecnológico. Recentemente vem desenvolvendo uma série de estudos visando análises de microbioma em intestino de animais de corte visando melhor entender o relacionamento da microbiota com a saúde animal.
Dr. David de La Torre
Médico Veterinário Zootecnista formado pela Universidade Central do Equador (2008). Possui Diploma Superior em Patologia Aviária pela Universidade Central do Equador (2008). Doutorado em andamento pelo programa de Patologia Experimental e Comparada, conceito 6 (Capes) da FMVZ – Universidade de São Paulo. Pesquisa aplicada à dinâmica patológica, imunológica e epidemiológica dos vírus entéricos em aves comerciais. Livre docente na FMVZ – Universidade San Francisco de Quito (2010) e na FMVZ – Universidade Central do Equador (2014-2015). Experiência em avicultura com ênfase na produção de frangos de corte e desenho de sistemas de gestão de qualidade para granjas avícolas. Expertise em técnicas moleculares de diagnóstico, PCR, qPCR e isolamento viral em células e ovos embrionados.
Dr. Ricardo Hayashi
Médico Veterinário, 31 anos, Graduação e Mestrado pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Ciências Veterinárias – Avicultura pela Universidade Federal do Paraná e Universidade de Illinois (EUA).
Expertise em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Mercado Agropecuário – Proteína Animal (Avicultura), Microbiologia e
Biotecnologia ligada à produção de alimentos.
Dr. Luis Otávio Roberto
Coordenação: Dra. Elizabeth Santin – Professora Doutora da Universidade Federal do Paraná
Painel de Processamento de Carnes
Sala 03 01 de Agosto de 2018
Dr. Fábio G. Nunes – Consultor com experiência nas áreas de gerenciamento, tecnologia e engenharia de abate e processamento de aves
02 de Agosto de 2018
Painel de Salmonella
Sala 01 02 de Agosto de 2018
Dr. Bruno Pessamilio
Dra. Priscila Belleza Maciel
Dr. Eduardo Muniz
Paulo Pelizzaro / Seara; Nelva Grando / BRF e Dunya Moraes / São Salvador Alimentos
Dra. Sabrina Castillo Duarte – Pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves
Painel de Conversão Alimentar
Sala 02 02 de Agosto de 2018
Profa. Dra. Catarina Stefanello
Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Zootecnia da UFSM. Possui Pós-Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2017) e Doutorado em Zootecnia pela UFRGS (2016). Foi Visiting Scholar/Researcher in Animal Science na Purdue University, USA (2014-2015). Possui Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2012) e Graduação em Zootecnia pela UFSM (2009). Tem experiência na área de Nutrição e Produção Animal atuando, principalmente, nos seguintes temas: avicultura, nutrição de não-ruminantes, bioclimatologia, reprodutoras pesadas, frangos de corte, poedeiras, fábrica de rações, ingredientes, enzimas exógenas, aminoácidos e aditivos.
Prof. Dr. José Henrique Stringhini
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e doutor em Zootecnia pela UNESP, Campus de Jaboticabal (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Goiás, lotado no Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária e Zootecnia. Tem experiência na área de produção e nutrição de monogástricos, com ênfase em aves e suínos e diferentes trabalhos orientados de alunos de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado. É editor científico da revista Ciência Animal Brasileira desde 1999. Pesquisador em Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2001.
Méd. Veterinário, MSc. Everson Walber
Formado em Medicina Veterinária no ano de 1986 pela UFSM e Mestre em Gestão pela FGV. Experiência profissional:
1986 a 1989 – Coop. Triticola Regional de Ijui – RS – COTRIJUI
1989 a 1994 – Sadia Agropastoril Catarinense Ltda., Faxinal dos Guedes – SC, dedicando-se ao projeto de implantação das Granjas SPF do Sistema de Melhoramento Genético da Sadia
1994 a 1997 – FATEC S/A – Consultor Técnico da área de suínos para a Região do RS
1997 a 2006 – DOUX Frangosul – Caxias do Sul – RS, como Gerente de Produção de Suínos
2006 a 2008 – SADIA S/A. – Concórdia – SC, como Especialista em Produção de Suínos no CIEX
2008 – Agroceres PIC – Rio Claro SP, como Consultor Técnico Comercial para o sistema de Granjas Núcleo Filiais
2009 – Formil VET, Barueri – SP, como Gerente Técnico Comercial de produtos da Linha de Suínos.
A partir de 2010 é proprietário de uma granja de produção de suínos UPL com 600 matrizes e atua também com prestação de consultoria veterinária para produtores de Suínos.
Prof. Dr. Caio Abércio da Silva
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1993), doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona (2007) e Pós-doutorado pelo Institute National de la Recherche Agronomique – INRA, Toulouse, França (2011). Atuou na iniciativa privada em 1996 pela Agroceres-PIC e em 1997 pela Cooperativa Agropecuária Rolândia Ltda. Desde 1998 é professor na Universidade Estadual de Londrina, onde atualmente pertence à classe de professor Associado. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase na Nutrição e no Manejo de Suínos, com foco na avaliação de alimentos, uso de aditivos, manipulação do desenvolvimento muscular fetal e na qualidade da carcaça e da carne suína. É membro efetivo do Curso de Pós-graduação em Ciência de Alimentos – UEL. Possui uma centena de artigos publicados e é autor de vários capítulos e livros na área. É pesquisador em produtividade do CNPq desde 2009.
Coordenação: Dra. Angélica Signor Mendes – Professora Doutora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Painel de Piscicultura
Sala 03 02 de Agosto de 2018
Ms.Danilo Muehlmann
Dr. Ricardo Pereira Ribeiro
PhD. Ulisses de Padua Pereira
Professor Adjunto de microbiologia veterinária da Universidade Estadual de Londrina – UEL no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (2007). Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias pela mesma instituição (2008 e 2013 respectivamente). Área de atuação em Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças de animais domésticos, atuando principalmente nas seguintes áreas: diagnóstico (microbiológico e molecular), patogênese, diversidade genética e genômica de bactérias patogênicas. Possui experiência em diagnóstico das principais doenças de peixes e bioinformática (principalmente em montagem de genomas, genômica comparativa e predição in silico de alvos vacinais). É revisor científico das muitas revistas de renome nacional e internacional. Avaliador ad hoc do órgão de fomento do Fundo para a Investigação C e T (FONCYT), Agência Nacional de Promoção Científica e Tecnológica (ANPCYT) da República Argentina (área de Tecnologia Pecuária e Pesqueira). É editor da seção de doenças infecciosas da Semina Ciências Agrárias. Possui mais de 30 artigos científicos publicados em revistas de impacto mundial na área de microbiologia e doenças bacterianas, especialmente doenças de peixes. Em um destes artigos, recentemente (2017) descreveu pela primeira vez o surgimento no Brasil de um novo sorotipo de Streptococcus agalactiae (sorotipo III). É coordenador do Laboratório de Bacteriologia em Peixes (LABBEP), sendo um dos laboratórios de referência no sul do país para diagnóstico de doenças em peixes.
Coordenação: Dr. Gelson Hein – Médico Veterinário da Emater
03 de Agosto de 2018
Atualização e Treinamento em Bem-estar na Produção de Ovos
Sala 01 03 de Agosto de 2018
Liziè Pereira Buss
Formada em MV pela UFGRS, pós graduação em gestão de pessoas e gestão pública, Mestrado em andamento no tema bem-estar de equinos. AFFA do MAPA, trabalhou em abate de bovinos, auditoria, certificação e recebimento de missões internacionais, desde 2011 atuando com bem-estar animal, de 2013 a 2017 coordenou a comissão técnica de bem-estar animal do MAPA, em 2015 e 2016 foi ponto focal de bem-estar animal do Brasil na OIE, de 2017 até o momento é chefe de divisão de bem-estar animal e equideocultura da Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal do MAPA.
Helenice Mazzucco e Iran Oliveira
Zootecnista, Ph.D. em Nutrição e Fisiologia Avícola , pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA-Suínos e Aves). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Fisiologia Óssea, atuando nos temas: Bem-Estar Animal, Doenças Metabólicas; Nutrição de Poedeiras Comerciais, Boas Práticas de Produção de Ovos Comerciais.
Iran Oliveira
Ana Paula Bastos
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília (2004), recebeu o título de doutor em Ciências (2010), pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela FM-USP (2010-2013) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2013-2014). Atualmente é Pesquisadora de Imunologia da Embrapa Suínos e Aves. Tem experiência na área de Nefrologia, Patologia Clínica e Imunologia Celular e Aplicada com ênfase em Biologia Molecular e Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: células reguladoras, células-tronco, imunomodulação e imunogenética .
Sabrina Castilho Duarte
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás(UFG). Mestrado e Doutorado em Ciência Animal na área de Medicina Preventiva pela mesma Instituição. Fez pós doutorado em ecologia química desenvolvendo estrategias de controle de vetores. Tem experiência em desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico molecular de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Atua em Sanidade Animal. Atualmente é pesquisadora na Embrapa Suínos e Aves com foco de pesquisa em Salmonella e Sanidade Avícola.
Coordenação: Dr. Paulo Giovani Abreu – Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
Leia mais sobre esse assunto em https://www.avesui.com/seminarios/temario